Se está pensando no seu futuro, saiba que investir pode ser uma boa forma de conquistar a famosa independência financeira e, quem sabe, conquistar o “direito de não trabalhar mais”, expressão muito utilizada por investidores.

O universo econômico é extremamente complexo e fazer o dinheiro trabalhar por você não é tão simples quanto parece.

No entanto, inicialmente, é fundamental entender que nada acontece “num passe de mágica”. É preciso eliminar gastos desnecessários e dizer não para as coisas que não são tão importantes.

Além disso, você deve definir objetivos, estabelecer metas e planejar suas contas. Essas pequenas atitudes podem facilitar sua vida e deixar seus investimentos ainda mais rentáveis no longo prazo.

Entendendo as aplicações financeiras
Tais aplicações se dividem em dois tipos: as de renda fixa e as de renda variável, sendo que cada uma possui seu risco, rendimento e prazo para resgate.

Os produtos de renda fixa possuem regras claras de quanto o dinheiro irá rentabilizar, prazos definidos e cálculos de como a remuneração será paga ao investidor. O mais conhecido é o Tesouro Direto.

Já os produtos de renda variável são investimentos que podem variar, ou seja, o rendimento pode ser dimensionado com o tempo de acordo com o mercado financeiro, podendo ser afetado positivamente ou negativamente. Um exemplo para esse caso é a bolsa de valores.

Como descobrir seu perfil de investidor?

De forma geral, o perfil de investidor é definido conforme a tolerância a riscos. Para saber quanto risco você está disposto a correr, alguns fatores devem ser analisados, como situação financeira, idade, conhecimento de mercado e seus objetivos.

E aí, já sabe o que fazer com o seu dinheiro? Fale com a nossa equipe e descubra como fazer seus sonhos se tornarem realidade.

plugins premium WordPress